Cerimônia de entrega Prêmio 300 Onças

O Instituto João Simões Lopes Neto realizará nesta quinta-feira, dia 3 de julho, às 20h, a cerimônia de entrega do Prêmio 300 Onças. Este ano os homenageados são: Henrique de Freitas Lima, Marley Nogueira Poeta e Roque Jacoby. A solenidade, que integra o calendário de eventos que celebram os 202 anos de Pelotas, será na sede do Instituto, Rua Dom Pedro II, 810, com entrada franca.
Cartaz
O Prêmio Trezentas Onças foi instituído pelo Instituto João Simões Lopes Neto em 2005, com o objetivo de reconhecer aqueles que se destacaram no trabalho pela preservação da memória, pela divulgação da obra de Simões Lopes Neto e daqueles que contribuíram para a construção do Instituto e para a recuperação da Casa do escritor.
Para dar nome ao prêmio foi escolhido um dos mais célebres e belos contos de Simões, aquele em que aparece de forma mais clara o valor profundo das coisas simples e do caráter de um povo.
O prêmio é dado em forma de moeda, tendo tido uma onça de ouro verdadeira como modelo. São 300 as onças. Ao longo de 100 anos serão 300 prêmios entregues, já que a cada ano o IJSLN homenageia apenas três pessoas. Quando a última onça for entregue, o prêmio se extinguirá automaticamente.

Os homenageados

Henrique de Freitas Lima
Diretor, produtor e roteirista de cinema e TV nascido no Rio Grande do Sul, em 1959. Em 1984, estreou na direção com um longa-metragem feito em Super-8, Tempo sem glória. Além do trabalho no campo da realização cinematográfica, atua como advogado e consultor, especializado em cultura, esportes e terceiro setor. Em 2011, realizou o longa-metragem Contos Gauchescos, também exibido como minissérie televisiva.
Marley Nogueira Poeta
Natural de Pelotas, graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e em Letras – habilitação Francês pela Universidade Católica de Pelotas. Foi Vice-presidente e/ou secretaria do Instituto de História e Geografia de Pelotas; Vice-presidente, membro do conselho e secretariado do Instituto João Simões Lopes Neto.
Roque Jacoby
Natural de Tangará, SC. Pós-Graduado em Administração – Estratégia Empresarial – pela UNISINOS/1991 – São Leopoldo/RS e Bacharel em Ciências Econômicas – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)/1972 a 1976 – Porto Alegre/RS. Secretário da Cultura de Porto Alegre, 2013/2014.
02-06-2014